Campanha

Terceira rodada de negociação acontece nesta quinta e debaterá saúde e condições de trabalho

18/07/2018 - Por Bancários CGR

O Comando Nacional dos Bancários discutirá saúde e condições de trabalho com a Fenaban (Federação dos Bancos) nesta quinta-feira 19, na terceira rodada de negociações da Campanha de 2018. A reunião será realizada em São Paulo, no hotel Maksoud Plaza, a partir das 10h.

É de conhecimento geral que os bancários representam a categoria entre as mais afetadas por doenças provocadas no ambiente de trabalho, geralmente tomado pelo constante assédio moral, cobrança de metas inatingíveis e a permanente ameaça de demissões. Além disso vamos reivindicar mais segurança e qualidade de vida, dignidade e respeito aos trabalhadores por parte dos representantes dos bancos.

Não por acaso, o combate ao assédio moral ficou em terceiro lugar dentre as prioridades apontadas por trabalhadores e trabalhadoras de bancos públicos e privados de todo o Brasil, na consulta nacional feita pelos sindicatos e coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), no mês de maio.

COMBATE AO ASSÉDIO MORAL É UMA DAS PRIORIDADES

A pesquisa apontou que, para 25% da categoria, a prioridade da campanha deve ser a conquista do aumento real. Outros 23% querem que a prioridade seja a manutenção de direitos e 18% o combate ao assédio moral. A garantia do emprego (15%) e impedir a terceirização (14%) vieram na sequência: em 2017 foram extintos 17.905 postos de trabalho e, de janeiro a maio deste ano, 2.675 bancários já ficaram sem seus empregos.

Por isso a terceira rodada de negociação com os bancos, na quinta-feira 19, vai abordar saúde e condições de trabalho.

O calendário fechado com a Fenaban na reunião da quinta-feira 12 prevê, ainda, as reivindicações sobre emprego em debate no dia 26 e as cláusulas econômicas para o dia 1º, quando os representantes das instituições financeiras se comprometeram a trazer uma pauta final para ser apreciada pelos trabalhadores em assembleia.

  Fonte: Seeb-CGR com Seeb-RO

Outras Notícias