Banco do Brasil Notícias do Sindicato Bancos Destaques
Bancários do BB vestem preto nesta sexta, 15, em Dia Nacional de Luta contra a reestruturação
14/01/2021 - Por Bancários CGR
Diante de mais este ataque ao BB e aos trabalhadores por parte do atual “desgoverno”, funcionárias e funcionários do banco, em todo o país, realizam, nesta sexta-feira, 15 de janeiro, um Dia Nacional de Luta contra a reestruturação. O Sindicato pede que os bancários aqui da base, assim como ocorrerá em todo o país, usem preto e façam fotos com os colegas em suas unidades. As fotos devem ser encaminhadas para o WhatsApp do Sindicato (83) 9.9856.0238.
Tuitaço - Às 11h desta sexta-feira será realizado um tuitaço contra o plano de reestruturação, distribuição de carta aberta a população e carro de som percorrerá as agências denunciando o desmonte do banco.
Também na sexta-feira pela manhã haverá uma reunião da Fetrafi/NE envolvendo as assessorias jurídicas de cada Sindicato e da Federação para discutir estratégias de atuação no campo judicial.
Nosso Sindicato está atuando junto Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), a Contraf-CUT, federações e demais sindicatos na construção de um calendário nacional de luta e resistência.
Nada justifica o desmonte do Banco do Brasil, uma instituição sólida e que, de 2016 a 1019, registrou crescimento, em termos nominais, de 122% no lucro líquido. No mesmo período, a receita de tarifas aumentou 22%, também em termos nominais. Enquanto isso, a direção do banco reduziu o quadro de funcionários cada vez mais. De 2016 até o terceiro trimestre de 2020, o número de funcionários caiu de 109.864 para 92.106, uma redução relativa de 16%. No mesmo período, o número de agências foi reduzido de 5.428 para 4.370, uma redução de 19%. É o desmonte em andamento.
Fonte: Seeb-CGR