Bancos ajudam a entupir Justiça de processos
06/04/2011 - Por Bancários CGR
Segundo relatório do CNJ, instituições financeiras dividem com o setor público federal maior procentagem de litígios
São Paulo - Os bancos estão presentem em nada menos do que 38% de todos os processos registrados no Brasil até 31 de março. O segmento divide com o setor público federal a liderança de ranking divulgado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A Caixa Federal responde por 8,5% dos 38% e é o banco mais presente em processos na Justiça. Logo depois vem o Itaú Unibanco com 6,86%. O Bradesco está em 6,15%; o Banco do Brasil, em 5,61%; Santander, 4,25%; e o HSBC fecha a lista dos maiores bancos aparecendo em 1,56% dos processos.
O estudo considera as duas partes de um processo, seja réu ou acusador, também conhecidos como litigantes. Entre os bancos, em 55% dos processos ele é réu e, em 45%, acusador. A Caixa é o banco mais vezes cidados como réu, 74% das vezes. O menor, o Santander, com 45%.
Somente na esfera trabalhista, os bancos são parte em 20,75% dos processos, sendo réus em 85% deles. O Itaú Unibanco responde em 90% das ações trabalhistas em que está envolvido. O Bradesco, em 87%; e a Caixa, em 85%. O HSBC é o que menos aparece como réu em processos envolvendo o banco: 80%.
Solução
Com os lucros que tem, os bancos deveriam dar o exemplo e ampliar o número de funcionários. Assim fariam um atendimento de excelência aos clientes, garantindo segurança e bom senso na venda de serviços, e ofereceriam a mesma excelência para condições de trabalho, com respeito aos direitos, à saúde e à qualidade de vida dos bancáros. Assim, esses percentual de 55% como réu certamente seria reduzido.
Fonte: Seeb SP