Bancos apresentam dados sobre assaltos
02/05/2011 - Por Bancários CGR
Na segunda rodada da mesa temática de segurança, bancários cobraram combate à saidinha de banco
São Paulo Na segunda rodada da Mesa Temática sobre segurança, os bancos apresentaram, pela primeira vez, as estatísticas de assaltos, consumados ou não. O acesso a esses dados foi garantido na Convenção Coletiva de Trabalho após a Campanha Nacional de 2010.
Os dados, levados à reunião na sexta 29, revelam redução gradativa das ocorrências desde 2000. Para os bancários, essa queda é fruto da ampliação dos equipamentos de segurança, mas os números ainda são muito preocupantes. Além disso, eles certamente foram maiores, uma vez que há casos de agências que não faziam o boletim de ocorrência, cuja emissão obrigatória também foi conquistada no ano passado e incluída na cláusula 30ª da convenção coletiva, disse o secretário de Imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.
Confira abaixo a evolução do números de assaltos, consumados ou não, apresentados pela Fenaban.
Propostas - Os bancários propuseram a separação das ocorrências que envolvam sequestro de bancários, solicitaram levantamento dos arrombamentos, e que no início de cada semestre sejam apresentados os números de segurança dos seis meses anteriores. A definição de calendário para apresentação dos dados também foi estabelecida na convenção coletiva após a greve de 2010. A Fenaban ficou de trazer resposta na próxima rodada, marcada para 2 de junho.
Os bancários também cobraram providências contra os crimes conhecidos como saidinha de banco, crime que começa dentro das agências e postos de atendimento. Os representantes da Fenaban disseram que estão preocupados com o problema e que todas essas propostas serão avaliadas. Isso já é um avanço, pois até o ano passado eles falavam que esse era um problema de segurança pública, frisou Ademir.
Os bancários defenderam a melhoria da estrutura de segurança, com a instalação da porta de segurança antes da sala de autoatendimento, vidros blindados nas fachadas, instalação de câmeras em todos os espaços de circulação de clientes, nas calçadas e nos estacionamentos, instalação de biombos ou tapumes entre a fila de espera e a bateria de caixas e de divisórias entre os caixas. Também foi colocada na mesa a proposta de isenção das tarifas para transferências de recursos (DOC, TED, ordens de pagamento, etc), para desestimular os saques de grandes quantias.
Outros temas A retomada dos debates de temas relevantes para os trabalhadores, nas mesas temáticas de segurança, saúde, igualdade de oportunidades e terceirização, foi uma das conquistas da Campanha Nacional Unificada 2010.
O último encontro da mesa temática de saúde aconteceu no dia 31 de março e a próxima reunião acontece nesta quinta-feira 5. A mesa temática de igualdade de oportunidades, prevista inicialmente para o final março, foi adiada pela Fenaban e ainda não foi definida nova data. A última mesa de terceirização aconteceu dia 25 de março e a próxima rodada ainda não foi agendada.
Fonte: Seeb SP com Contraf/CUT