Bancos lideram ranking de marcas no país
29/11/2011 - Por Bancários CGR
Das dez maiores, cinco são instituições financeiras. Bradesco, Itaú e BB ocupam três primeiros lugares; Santander e Caixa também aparecem
Os bancos lideram o ranking das marcas mais valiosas do país, superando grandes empresas como Petrobras, Vivo e Casas Bahia. Segundo avaliação da Brand Finance/Superbrands, divulgado pela Agência Estado no sábado 26, das dez maiores marcas do mercado brasileiro, cinco são de grandes bancos.
Os três primeiros lugares da lista são ocupados, na ordem, por Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. O Santander está na sétima posição e a Caixa Federal, na décima. Entraram no levantamento 130 empresas, mas os dez primeiros lugares são ocupados pelo setor financeiro, de varejo e de telefonia, além da Petrobras. O ranking será divulgado ao mercado na terça 29.
Segundo a Brand Finance/Superbrands, a soma dessas dez primeiras marcas chega a R$ 320 bi, o que representa um aumento de 16,4% em 2011, em relação ao ano passado. O valor da marca Bradesco, que lidera a lista pelo sexto ano consecutivo, chegou a R$ 31,2 bi. A novidade este ano foi a entrada do Santander que, pela primeira vez, aparece entre os 10 primeiros colocados, uma consequência da incorporação do Banco Real pela instituição financeira espanhola.
Metodologia O ranking levou em conta fatores técnicos e outros mais subjetivos. A pesquisa ouviu 16,3 mil pessoas em nove capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Foram avaliados 35 indicadores, como o valor de mercado da empresa, a taxa de crescimento histórica e estimada das vendas e o Índice de Força da Marca. Esse último é obtido a partir de avaliações de vários pontos: preço do produto ou serviço da empresa, marketing, canal de venda/atendimento, governança corporativa e serviços no pós- venda, entre outros.
Fonte: Seeb-SP