Fábio Barbosa sai da presidência do Santander
23/12/2010 - Por Bancários CGR
São Paulo Responsável por 25% do lucro líquido mundial da empresa e com perspectiva de ampliar ainda mais sua participação nos resultados da instituição financeira nos próximos anos, o Santander Brasil está mudando a presidência do empresa no país.
Segundo anúncio feito na quarta 22, a direção mundial da instituição submeterá à aprovação da Assembleia Geral de Acionistas a mudança da presidência do Santander Brasil, substituindo Fábio Barbosa, que irá para a presidência do Conselho de Administração do banco, pelo espanhol Marcil Angel Portela Alvarez.
De acordo com a diretora executiva do Sindicato, Rita Berlofa, a mudança encerra um ciclo na condução da empresa em nosso país. Avalio que Fábio Barbosa foi indicado, após a aquisição do Real, para passar uma tranquilidade maior ao mercado e aos clientes. Muitos funcionários estavam se desligando após a compra do Santander, afirma a dirigente. A participação do Brasil no lucro mundial do banco saltou de 5% em setembro de 2009 para 25% em setembro de 2010. Alguns analistas apontam que essa participação, caso nosso país mantenha seu nível de crescimento, aumente ainda mais. Por isso o Santander está apostando todas as fichas aqui, colocando, inclusive, um dirigente da Espanha para presidir o Santander Brasil.
Segundo a dirigente, o Sindicato continuará cobrando e zelando pelos direitos dos trabalhadores. Independentemente de quem esteja na presidência do banco, vamos continuar reivindicando melhorias nas condições de trabalho para todos os funcionários do grupo, destaca a dirigente.
Segundo informações do Santander, o processo de substituição deve estar concluído até o dia 4 de fevereiro.
Fonte: Seeb SP