Lei obriga bancos a colocar divisórias entre os caixas
23/02/2011 - Por Bancários CGR
São Paulo - Uma nova lei pode obrigar os bancos a colocar divisórias nos caixas (tanto nos eletrônicos quanto nos operados por funcionários), isolando quem faz saques dos outros clientes.
O projeto do deputado Vanderlei Siraque (PT) foi aprovado na terça 22 pela Assembleia Legislativa de São Paulo e tem por objetivo evitar a ação de olheiros dentro das agências e posteriores roubos nas ruas, chamada de crime da saidinha dos bancos. Para virar lei, o projeto depende da sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Os biombos deverão ter no mínimo 1,8 m de altura e ser de material opaco, que impeça a visibilidade. De acordo com Siraque, a medida, se aprovada por Alckmin, terá de ser implantada em 90 dias. Em caso de descumprimento, o projeto prevê multa diária de R$ 8.725.
Além desse, outro projeto, de autoria do deputado Fernando Capez (PSDB), quer impedir a comunicação de ladrões que agem na saída dos clientes de bancos. Ele prevê a proibição de aparelhos como celulares, rádios e palmtops dentro das agências.
Fonte: Seeb SP