Estes são alguns dos motivos que mostram a importância e a necessidade dos bancos públicos para o país. Mas, se alguém ainda tem dúvidas sobre a isso, poderá esclarecê-las nesta semana. Uma série de debates sobre o tema será transmitida ao vivo. Veja abaixo mais informações sobre cada um deles e participe!
Resistência à privatização do BB
O sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e Região transmite, pela sua página no Facebook e seu canal no Youtube, nesta noite de quarta-feira (24), a partir das 19h, o debate ‘Banco do Brasil sob ameaça. Como resistir?’.
Mediado pela presidenta do sindicato, Adriana Nalesso, o debate contará com a participação do coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga, e do diretor de Seguridade do Plano de Previdência dos Funcionários do BB (Previ), Marcel Barros. Também farão parte do debate a representante do Rio de Janeiro na CEBB, Rita Mota, e o vereador do Rio de Janeiro e funcionário do BB, Reimont Otoni (PT).
A ideia é debater sobre a intenção declarada de privatização do banco pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e desejada (sonhada) pelo próprio presidente do BB, Rubem Novaes. Os debatedores também vão apresentar os motivos que tornam o Banco do Brasil tão importante para o país e, por isso, não pode ser privatizado.
Audiência Pública
A pedido da Central Única dos Trabalhadores da Bahia, com intermediação da vereadora Marta Rodrigues (PT), a Câmara Municipal de Salvador realiza na quinta-feira (25), a partir das 9h30, uma audiência pública em defesa dos bancos públicos, com transmissão ao vivo pela página da TV Câmara de Salvador no facebook e também pelo canal 61.4 para Salvador e Região.
A audiência vai contar com a participação da presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Juvandia Moreira, do presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, Sérgio Takemoto. A vereadora Marta Rodrigues presidirá a audiência.
RecontaAí
Na quinta-feira (25) pela manhã, a partir das 11h, a Representante dos Funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil, Débora Fonseca, responderá as perguntas das jornalistas Renata Vilela e Tarsila Braga, do RecontaAí, sobre a pretensão do governo em privatizar o Banco do Brasil.
A conversa ao vivo será transmitida pelo canal do RecontaAí no Youtube. Entre os pontos de pauta, está a importância do BB para a execução de programas do governo, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os interessados podem participar encaminhando suas perguntas para o WhatsApp do RecontaAí (61-99977-9527) ou utilizando a hashtag no Twitter #LivedoReconta.
Fonte: Contraf-CUT