Transações via DOC terminam no dia 15 de janeiro no país
09/01/2024
O fim do DOC já havia sido anunciado em meados de 2023 pelas autoridades, em meio a um contexto de aumento relevante do Pix como meio de pagamento
A operação de DOC (Documento de Ordem de Crédito), tipo de transferências entre contas bancárias, deixará de funcionar na próxima segunda-feira (15/01). As transações não são mais usadas pelos clientes desde o Pix, sistema de transferências instantâneas criado pelo Banco Central.
No DOC, as operações feitas até as 21h59 são efetivadas apenas no dia útil seguinte à ordem. Se for feito a partir das 22h, só cai na conta do beneficiário no segundo dia útil após a ordem. A TEC (Transferência Especial de Crédito) também será extinta. Criada pelo BC para que empresas pagassem salários e benefícios aos funcionários, a modalidade também caiu em desuso.
Depois do prazo final, não será mais possível fazer novos DOCs. Até lá, será possível agendar transações para liquidação até o dia 29 de fevereiro, que também será o último dia para que os bancos processem DOCs enviados pelos clientes.
Vale destacar que a TED (Transferência Eletrônica Disponível), que permite que o envio de dinheiro seja efetivado no mesmo dia caso a operação ocorra até 17h, continuará existindo. É um meio de pagamento mais utilizado para transferências de grandes valores.