BB é o terceiro maior devedor da Justiça do Trabalho

16/07/2014 - Por Bancários CGR

Em recente levantamento dos cem maiores devedores divulgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Banco do Brasil aparece como o terceiro da lista, com 2.108 processos em 2013, uma queda de 17,2% em relação ao ano anterior, quando aparecia na segunda colocação.

Os dados foram apurados para a 3ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontece nos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país de 26 a 30 de agosto. A Semana representa um esforço conjunto de toda a Justiça do Trabalho brasileira para que os processos julgados e não pagos sejam finalmente executados.

O Bradesco aparece na lista como 36º maior devedor do ranking, com 1.048 processos, e o Santander Brasil ocupa a 45ª posição, com 816 processos, uma redução de 46,49% com relação a 2012.

A lista dos cem maiores devedores da Justiça do Trabalho é feita com base no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), criado a partir da Certidão Nacional de Débitos Trabalhistas, pela Lei 12.440/2011. É uma espécie de banco de dados que reúne informações necessárias à identificação de pessoas físicas e jurídicas inadimplentes perante a Justiça do Trabalho.

Na semana passada, o Sindicato publicou uma matéria falando sobre a licitação para a contratação de advogados no Banco do Brasil, que teria virado caso de polícia. O BB abriu concorrência para contratar escritórios de advocacia para cuidar, de imediato, de mais de 230 mil processos nas áreas trabalhista, penal, administrativa, tributária e de recuperação de crédito.

O caso da lista de devedores da Justiça do Trabalho refere-se a ações já sentenciadas e ainda não quitadas.

Saiba mais: Contratação de advogados pelo BB vira caso de polícia

Bancos saem do topo na lista dos maiores devedores da Justiça do Trabalho


Por: Paula Padilha
SEEB Curitiba com informações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

Outras Notícias