Caixa: avança incorporação do REB pelo Novo Plano

15/04/2014 - Por Bancários CGR

FUNCEF e CAIXA estão otimistas e reforçam que todos os esforços estão voltados para a concretização desse processo

O processo de incorporação do REB pelo Novo Plano deu mais um importante passo para avançar na sua concretização. Uma comissão formada por dirigentes e gestores da FUNCEF e da CAIXA esteve reunida no dia 10 de abril com o superintendente Nacional de Previdência Complementar, José Maria Rabelo, a fim de buscar uma solução para esse assunto.

A incorporação já passou pela aprovação da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da FUNCEF e dos conselhos Diretor e de Administração da CAIXA, em 2009. Depois, o processo foi encaminhado ao Ministério da Fazenda e ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde ficou em avaliação. Em fevereiro de 2014, o Dest emitiu manifestação para que fossem definidos critérios de transição como, por exemplo, a destinação de Fundos e Reserva de Contingência.

Bom sinal – O encontro com a Previc teve, então, a função de construir uma proposta que estabeleça critérios de incorporação. Esse primeiro debate foi considerado bastante produtivo e a comissão está otimista quanto ao andamento desse processo que já perdura há muitos anos.

O diretor de Benefícios, José Carlos Alonso, considerou que as tratativas ganharam agora um novo patamar. “O tema ganhou força novamente nas instâncias de regulação e fiscalização, o que nos deixa ainda mais confiantes de que a incorporação será uma realidade”, disse.

O superintendente da Previc, José Maria Rabelo, se comprometeu a dar prioridade a esse assunto por compreender que é um desejo dos integrantes do plano de benefícios REB, da CAIXA e da FUNCEF. Tanto que, na reunião foi estabelecida a criação de um grupo técnico e definida uma agenda de trabalho a fim de buscar uma alternativa para viabilizar a incorporação.

Esforços pela incorporação – A FUNCEF e a CAIXA têm envidado todos os esforços para aprovar a incorporação do REB ao Novo Plano por entender que a proposta atende aos anseios dos participantes e cumpre todas as exigências legais. “Estamos certos de que a incorporação precisa ser realizada. A medida representa mais um avanço na gestão dos planos, trazendo vantagens para todos os integrantes do REB. Não há mais motivos para retardar essa decisão”, destacou o presidente da FUNCEF, Carlos Caser.

Avaliação do Sindicato - "É uma luta dos trabalhadores da Caixa que se iniciou em 2006 e vislumbramos a possibilidade de vitória", finaliza Genésio Cardoso, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e representante do Paraná na Comissão de Empregados da Caixa.

SEEB Curitiba com informações da Funcef

Outras Notícias