Cláusula impede publicação de ranking individual

19/10/2011 - Por Bancários CGR

Proposta conquistada com a mobilização impede às instituições financeiras expor bancários por meio de listas de desempenho

Os bancos não poderão mais publicar rankings que exponham a performance dos bancários no cumprimento das metas. A nova cláusula, que estará na Convenção Coletiva de Trabalho a partir deste ano, foi conquistada na luta, após 21 dias de greve nacional da categoria.

Logo na segunda rodada de negociações, em 5 de setembro, os negociadores da federação dos bancos (Fenaban) disseram aos representantes dos trabalhadores frases como “Não acredito que as metas sejam causadoras de todos os males”, “O setor bancário não está nem de longe entre os que mais têm problema de adoecimento.” “Humilhação tem a ver com a postura de alguém, não da empresa.”

A indignação e mobilização dos bancários foi a resposta aos banqueiros que agora não podem mais publicar o ranking individual de desempenho que tanto incomoda os trabalhadores.

“Aqui na agência o nome dos gerentes mais bem posicionados fica num grande quadro, às vistas de todos. Isso gera constrangimento com quem não consegue alcançar as metas de vendas”, relatou uma bancária do Banco do Brasil.

Para outro bancário, do Bradesco, o fim da publicação irá amenizar a pressão sofrida diariamente. “Nossos nomes circulam num relatório para todos os colegas e gerentes gerais. Quando se está bem, é até bom, você ganha notabilidade. Mas quando você está com seu desempenho ruim gera pressão. Muita gente já ficou doente por conta disso”.

Fonte: Seeb-SP

Outras Notícias