Dieese divulga desempenho dos bancos em 2013

03/06/2014 - Por Bancários CGR

Em 2013, os seis maiores bancos do país apresentaram resultados bem distintos, decorrentes de estratégias de negócios diferenciadas. Os bancos públicos deram prosseguimento à expansão de suas carteiras de crédito e obtiveram crescimento dos lucros e da rentabilidade.

Os bancos privados nacionais Bradesco e Itaú apresentaram bons resultados, embora tenham tido pouca expansão ou manutenção das operações de crédito e da rentabilidade. Já os dois bancos privados estrangeiros, Santander e HSBC, tiveram queda nos lucros e na rentabilidade e ligeiro incremento da carteira de crédito. A despeito dessas diferenças, os bancos brasileiros continuam sendo um dos segmentos empresariais mais rentáveis do país e do mundo.

Nos bancos privados, intensificou-se o fechamento de postos de trabalho. Entre os bancos públicos, o Banco do Brasil também seguiu essa tendência e a Caixa Econômica Federal manteve forte geração de postos de trabalho.

Esses são os principais destaques da 5ª edição do Desempenho dos Bancos, estudo realizado pela Rede Bancários do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Acesse aqui a íntegra do estudo.

Fonte: Dieese

Outras Notícias