Itaú, Caixa e Santander entre as dez empresas mais reclamadas
06/02/2015 - Por Bancários CGR
Itaú, Caixa e Santander figuram entre as empresas com maior número de reclamações na Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, em 2014
São Paulo – A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, divulgou um ranking das dez empresas que mais receberam queixas no atendimento jurídico da entidade, na quarta 4. Bancos dividiram com empresas de telefonia a nada honrosa lista, que traz Oi, Claro e Vivo, nos primeiros lugares, nessa ordem. Itaú, Caixa e Santander ocupam a 7ª, 9ª e 10ª posição, respectivamente.
O Itaú apresentou 234 queixas na entidade. A Caixa, 181 registros. O Santander, 177. Considerando os três bancos, o maior número de reclamações é relativo a problemas em empréstimos pessoais e crédito a consumo. Além deles, constam casos sobre conta corrente, cartão de crédito e prestação imobiliária, conforme detalhamento da assessoria de imprensa da entidade.
Sky, Samsung e Net completam a lista no 4º, 5º e 6º lugares.
No geral, os problemas mais comuns são inadequação de produtos ou serviços, totalizando 28% de todas as reclamações; descumprimento de oferta, somando 16%, e cobrança indevida de dívidas, perfazendo 11%.
Problemas de contratos e vendas representaram 8% das queixas, sendo que esse mesmo percentual foi relacionado a atrasos e faturas injustificadas.
Problemas na entrega e na prestação de serviço deram motivo a 7% dos registros; direito de cancelamento foi causa de 5% das queixas; falta de informações levaram a reclamações de 4% do total e rescisão do contrato representou 3% dos casos.
Mariana Castro Alves/ Seeb_SP
Itaú, Caixa e Santander figuram entre as empresas com maior número de reclamações na Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, em 2014
São Paulo – A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, divulgou um ranking das dez empresas que mais receberam queixas no atendimento jurídico da entidade, na quarta 4. Bancos dividiram com empresas de telefonia a nada honrosa lista, que traz Oi, Claro e Vivo, nos primeiros lugares, nessa ordem. Itaú, Caixa e Santander ocupam a 7ª, 9ª e 10ª posição, respectivamente.
O Itaú apresentou 234 queixas na entidade. A Caixa, 181 registros. O Santander, 177. Considerando os três bancos, o maior número de reclamações é relativo a problemas em empréstimos pessoais e crédito a consumo. Além deles, constam casos sobre conta corrente, cartão de crédito e prestação imobiliária, conforme detalhamento da assessoria de imprensa da entidade.
Sky, Samsung e Net completam a lista no 4º, 5º e 6º lugares.
No geral, os problemas mais comuns são inadequação de produtos ou serviços, totalizando 28% de todas as reclamações; descumprimento de oferta, somando 16%, e cobrança indevida de dívidas, perfazendo 11%.
Problemas de contratos e vendas representaram 8% das queixas, sendo que esse mesmo percentual foi relacionado a atrasos e faturas injustificadas.
Problemas na entrega e na prestação de serviço deram motivo a 7% dos registros; direito de cancelamento foi causa de 5% das queixas; falta de informações levaram a reclamações de 4% do total e rescisão do contrato representou 3% dos casos.
Mariana Castro Alves