Santander e Unicredit vão unir gestoras em negócio de 353 bilhões de euros
24/04/2015 - Por Bancários CGR
O Santander e a Unicredit alcançaram um acordo para unir as suas gestoras de activos - a Santander Asset Management e a Pioneer Investments - num negócio que irá criar uma empresa com cerca de 353 bilhões de euros de activos sob gestão. A nova gestora passará a chamar-se Pioneer Investments.
Três meses depois de terem iniciado negociações, o Santander e o Unicredit, que controla a Pioneer, acordaram a fusão de ambas as gestoras. De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira, com o negócio, que ainda está sujeito à assinatura do acordo definitivo, "a nova empresa terá uma capacidade de crescimento e rentabilidade maiores, um foco estratégico renovado e uma trajectória de crescimento sólida, criando uma empresa com um sólido desempenho".
A fusão irá "criar assim uma gestora de activos global líder na Europa e na América Latina", que será responsável pela gestão de cerca de 353 milhões de euros. Em Portugal, o Santander é responsável pela gestão de 1.937 milhões de euros, segundo os dados da APFIPP, relativos ao final de Março.
O acordo irá permitir às gestoras realizar sinergias nas várias regiões em que estão presentes, permitindo-lhes reduzir custos e aumentar a rentabilidade. "Os acordos de distribuição a longo prazo com o Santander e o Unicredit supõem uma capacidade de distribuição de retalho sem precedentes na Europa e na América Latina e irão a par com a grande capacidade de distribuição institucional e de terceiros da empresa resultante", explica o Santander em comunicado.
O Santander terá uma participação directa de 33,3% na nova empresa, a Unicredit outros 33,3% e os gestores de fundos de capital de risco Warburg Pincus y General Atlantic partilharão uma participação de 33,3%. Os negócios da Pioneer nos Estados Unidos não serão incluídos na nova empresa, continuando a ser detidos pela Unicredit (50%) e pela Warburg Pincus e General Atlantic (50%).
"Juan Alcaraz, actual Administrador Delegado da Santander Asset Management, será o Administrador Delegado da nova empresa, enquanto Giordano Lombardo, actual Administrador Delegado e Director de Investimentos da Pioneer Investments, será o Director de Investimentos da nova empresa", adianta o mesmo documento.
Fonte: Negócios Online