Sindicato homenageia bancárias pelo Dia Internacional da Mulher

06/03/2015 - Por Bancários CGR

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo, dia 8, as bancárias de Campina Grande e região foram homenageadas nesta sexta-feira, 6, pelo Sindicato. Os diretores percorreram as agências e distribuíram lembrancinhas a todas as trabalhadoras.

Apesar de todas as conquistas alcançadas nas últimas décadas, dados coletados em pesquisas da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) demonstram que a desigualdade de gênero nos bancos ainda é muito grande, sobretudo quando se trata dos cargos de chefia e de remuneração, que são menores para as mulheres.

O Sindicato destaca que a luta em prol a justiça social, a violência contra mulher, a igualdade de gêneros também devem ser prioridades entre as mobilizações dos movimentos sociais.

No próximo dia 8, há muito que se comemorar, mas também devemos refletir sobre o longo caminho para conseguir a igualdade entre homens e mulheres, em especial no seguimento bancário. O Censo da Diversidade, conquistado na Campanha Nacional de 2012 e aplicado pelos bancos no ano passado, mostrou que as mulheres apresentam melhor qualificação educacional em comparação aos homens nos bancos. No entanto, elas continuam ganhando menos: 77,9%, em média, do salário pago aos homens.

Essa discriminação é inadmissível. O Sindicato parabeniza a todas as trabalhadoras pela sua força, empenho, conquistados ao longo dos anos. E reforça a luta da categoria por igualdade de oportunidades na contratação, na remuneração e na ascensão profissional.

Fonte: Seeb_CGR

Outras Notícias