Notícias do Sindicato Destaques
Sindicato repudia traição dos deputados da Paraíba que votaram a favor da MP 905
16/04/2020 - Por Bancários CGR
Um total de 322 deputados federais traiu a classe trabalhadora e, em plena pandemia do novo coronavírus, aprovou na madrugada da última quarta-feira (15), a Medida Provisória (MP) nº 905, da Carteira Verde e Amarela, de Jair Bolsonaro, que tira direitos trabalhistas, ao invés de aprovar medidas que protejam os trabalhadores durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Entre as medidas nefastas da MP está a alteração da jornada de trabalho dos bancários, permitindo que a categoria trabalhe aos sábados, domingos e feriados, além de colocar em risco a PLR dos trabalhadores ao excluir os sindicatos das negociações.
O Sindicato vem alertando há dias a categoria sobre os prejuízos da MP 905, explicando os pontos nocivos do seu texto e convocando os trabalhadores a participarem ativamente das votações online para pressionar os parlamentares a votarem contra a medida.
A aprovação da MP mostra a importância de a categoria votar em representantes políticos, que atuem a favor da classe trabalhadora. A entidade sempre se posicionou em defesa de lideranças comprometidas com as causas e direitos trabalhistas. E desde sempre manteve um diálogo direto com os trabalhadores de sua base sobre os riscos de elegerem políticos que fossem contra suas causas.
Não é de hoje que o atual governo, eleito por voto popular, se volta contra a classe trabalhadora, aprovando uma série de reformas e projetos que extingue cada vez mais direitos e conquistas do trabalhador. Além disso, existe uma tentativa clara de enfraquecer os Sindicatos, representantes diretos das categorias nas negociações com os patrões. Atacar o movimento sindical é atacar o trabalhador e tentar calar a sua voz.
“Estamos incansavelmente nas ruas, na luta em defesa dos trabalhadores. Mas não podemos vencer as batalhas sozinhos. Vivemos um momento crucial, em que mais do que nunca, é preciso envolvimento da categoria em defesa dos nossos direitos”, frisou Esdras Luciano, presidente do Sindicato.
Mesmo com a derrota na câmera, a MP ainda será votada no Senado. Ainda há tempo de pressionar os parlamentes e barrar o projeto. A categoria deve se manifestar votando NÃO na enquete do Senado sobre a MP 905. E usar suas redes sociais para cobrar dos senadores outra posição.
O momento requer empenho para salvar vidas e não retirar direitos.
Veja os deputados da Paraíba que traíram a classe trabalhadora:
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) -votou Sim
Edna Henrique – (PSDB-PB) -votou Sim
Efraim Filho – (DEM-PB) – votou Sim
Hugo Mota – (REPUBLICANOS-PB) -votou Sim
Julian Lemos – (PSL-PB) -votou Sim
Pedro Cunha Lima – (PSDB-PB) -votou Sim
Ruy Carneiro – (PSDB-PB) -votou Sim
Wilson Santiago – (PTB-PB) -votou Sim
Fonte: Seeb_CGR